Fera - Portuguese Meat

Sobre

FERA

APRESENTAÇÃO

A Federação Nacional das Associações de Raças Autóctones (FERA), fundada em 2000 e com sede em São Torcato, Guimarães, assume um papel relevante a nível nacional na proteção, conservação e melhoria das condições atuais das raças autóctones.

A FERA representa 18 associações de criadores, possibilitando a visibilidade de 25 das 50 raças autóctones portuguesas das espécies avículas, bovinas, caprinas, equídeas, ovinas e suínas.

A FERA tem, assim, por objetivos:


• Promover, desenvolver e defender os interesses das organizações suas filiadas;
• Coordenar ações nos domínios técnico, científico, económico e estatístico;
• Definir estratégias comuns a utilizar na ótica da preservação, promoção e melhoramento das raças autóctones;
• Promover a formação profissional, a informação e a divulgação de assuntos de interesse para os associados;
• Estabelecer protocolos com organizações congéneres de âmbito nacional, comunitário e internacional de interesse para as raças autóctones portuguesas.

ÓRGÃOS SOCIAIS

São órgãos sociais da FERA, a Assembleia Geral, a Direção, o Conselho Fiscal e o Conselho Técnico/Científico. A assembleia geral é constituída pelos delegados dos associados da FERA, isto é, por um presidente, um vice-presidente e um secretário.

O corpo diretivo é formado por cinco elementos sendo o presidente de Direção, representante da AMIBA, Rui Jorge Vieira Dantas. Para exercer os deveres atribuídos por lei, o Conselho Fiscal, constituído por um presidente e dois vogais. Por último, o Conselho Técnico/Científico, composto por todos os secretários técnicos de cada uma das raças. (confirma nos estatutos que a direção é mesmo constituída por 4 vice-presidentes)

Assembleia Geral

Direção Executiva

Conselho Fiscal

Conselho Técnico

ÁREAS DE ATUAÇÃO

A FERA tem um papel fundamental a nível nacional no setor agropecuário ao ser uma entidade intermediária entre as associações de criadores de raças autóctones e o Governo. Tem como objetivo principal a promoção, o desenvolvimento e a defesa dos interesses das duas filiadas, restantes honorários contribuintes ou aderentes, bem como a sua representação nos aspetos de interesse geral.

Adicionalmente, a FERA é a entidade responsável pela gestão e coordenação de um Centro de Colheita de sémen licenciado em Portugal, tendo realizado colheitas nos últimos anos a reprodutores das raças Alentejana, Arouquesa, Barrosã, Cachena da Peneda, Maronesa, Mertolenga, Minhota, Mirandesa e Preta. Nas instalações de S. Torcato, funciona, em articulação com o Centro de Colheita de Sémen, um Centro de Testagem de Reprodutores da espécie bovina com capacidade para 40 animais em simultâneo.

PROJETOS

A FERA tem desempenhado diversas ações que têm como finalidade dar a conhecer nos mercados externos o setor, estabelecer parceiros económicos externos e realizar a internacionalização da carne de espécies autóctones, valorizando os produtos e acrescentando valor e sustentabilidade a toda a cadeia de valor.

PARCEIROS

A FERA tem associadas 18 Associações de Criadores, com responsabilidade na gestão dos Registos Zootécnicos/Livros Genealógicos de 23 de raças autóctones.

Lista de Associações de raças autóctones representadas pela FERA